O Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho é celebrado em 27 de julho, no país inteiro. Na data, o Ministério da Saúde faz questão de atentar para os cuidados necessários para que incidentes não ocorram no ambiente profissional.
Infelizmente não é algo incomum, mesmo nos dias atuais, acidentes acontecerem no ambiente de trabalho e as lesões podem trazer problemas gravíssimos de saúde para os colaboradores das empresas, não importando o seu segmento.
Por esse motivo, se torna cada vez mais urgente que a cultura de Prevenção de Acidentes de Trabalho seja implantada em todas as esferas profissionais, todos os dias e não somente em datas comemorativas.
Nesse artigo iremos apresentar quais são os principais incidentes que podem acontecer em um ambiente de trabalho e dicas para a Prevenção de Acidentes. Acompanhe abaixo e mantenha o ambiente mais seguro na sua empresa.
Fique por dentro: um ambiente de trabalho saudável pode ser benéfico para o seu negócio
O que são acidentes de trabalho?
Os acidentes de trabalho são aqueles que ocorrem durante a execução de alguma função profissional a serviço da empresa. Normalmente a ocorrência acarreta em lesão corporal ou até mesmo perturbação funcional. Na maioria dos casos podem deixar sequelas que afetam de maneira temporária a capacidade do trabalhador em efetuar a sua função.
Entretanto, alguns incidentes podem afetar permanentemente a capacidade de trabalho e em casos levar até mesmo ao óbito do colaborador.
Segundo o Ministério da Saúde os principais motivos são:
- Acidente de trabalho fatal;
- Acidente com exposição a material biológico;
- Acidentes do trabalho em crianças e adolescentes;
- Acidentes de trabalho com mutilações;
- Lesões por esforços repetitivos – LER;
- Dermatoses ocupacionais;
- Distúrbios Osteomusculares relacionadas ao trabalho – DORT;
- Intoxicações exógenas – acontece pelo manuseamento de substâncias químicas, como agrotóxicos, gases tóxicos e metais pesados;
- Pneumoconioses;
- Perda Auditiva Induzida por Ruído – PAIR;
- Câncer relacionado ao trabalho;
- Transtornos Mentais relacionados ao trabalho.
Principais ocorrências de acidentes de trabalho
Segundo um levantamento do Ministério da Previdência Social, algumas lesões são mais comuns no ambiente de trabalho. Entre elas estão:
Lesões de ombro – mais de 19 mil casos por ano;
Ferimentos nas mãos ou pulsos – mais de 69 mil casos por ano;
Fraturas nas pernas – mais de 21 mil casos por ano;
Fraturas no antebraço – mais de 18 mil casos por ano;
Luxações, entorses e distensões do tornozelo e pés – mais de 28 mil casos por ano.
Além disso, dores nas costas, traumatismos superficiais das pernas e mãos também fazem parte dessa lista de acidentes de trabalho.
Algumas práticas que podem auxiliar na redução de Acidentes de Trabalho na sua empresa
Sabendo dos riscos de acidentes de trabalho na empresa, algumas dicas podem ajudar a manter os seus colaboradores mais seguros.
Capacitação e reciclagem – é importante sempre auxiliar os colaboradores com treinamentos de segurança, uso de ferramentas e equipamentos de proteção individuais. O movimento ainda melhora a cultura de segurança na sua empresa.
Foco total na atividade – realize dinâmicas em que os colaboradores entendam que distrações podem causar acidentes graves. Afinal, nos dias atuais, com tantas informações, celulares sempre disponíveis, conversas paralelas podem influenciar em um incidente.
Invista nos EPIs – Os equipamentos de proteção individual são fundamentais para garantir a segurança dos colaboradores. Realize sempre uma vistoria para saber se os EPIs estão em boas condições de uso, além de monitorar se todos os profissionais estão usando adequadamente o equipamento.
Faça a manutenção dos equipamentos – é necessário realizar de maneira preventiva a revisão das ferramentas de trabalho, como o maquinário e outros equipamentos. Utilizá-los em más condições pode pôr em risco o colaborador.
Seja atuante em situações de risco – tenha total atenção em situações que possam se tornar um acidente. Ao agir rapidamente e com antecedência é possível evitar danos para a empresa e para a saúde dos colaboradores.
Cuide da saúde dos colaboradores – profissionais saudáveis e com condições físicas e mentais boas fazem total diferença para a execução de um bom trabalho. Ofereça benefícios que auxiliem nessa questão.
Mantenha o local de trabalho bem organizado – ter o quadro de ferramentas e bancadas limpas e organizadas deveriam ser algo natural. Entretanto, infelizmente isso não acontece em todas as empresas. Portanto, manter o ambiente profissional limpo e organizado ajuda a evitar acidentes.
Cumpra com as obrigações legais – as ações de proteção e prevenção de acidentes e da garantia da saúde precisam estar de acordo com a legislação em vigor. Adote todas as leis e normas regulamentadoras.
Saiba mais: conheça os principais riscos empresariais e saiba como evitá-los
Criação do Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho
O dia 27 de Julho é tido como o marco nacional das medidas de Prevenção a Acidentes do Trabalho. Ele foi instituído em 1972, seguindo a portaria N.º 3237 que tornou obrigatório os serviços de medicina do trabalho e engenharia de segurança do trabalho em empresas com um ou mais empregados.
Agora que o assunto foi explicado, esperamos que esse artigo possa auxiliar a sua empresa a cuidar do bem mais valioso: a saúde do colaborador. Também não se esqueça de acompanhar o nosso blog para ter mais informações sobre segurança e apólices que vão auxiliar no trabalho.