Como escolher o seguro certo para a sua empresa

escolha certa de seguro para empresas

Quem tem uma empresa precisa pensar na segurança do patrimônio. E para isso, escolher o seguro correto para o negócio é essencial.

É preciso estar atento se ele atende todas as necessidades da companhia, independente do porte ou setor de atividade. Além disso, analisar quais as coberturas são oferecidas para garantir a melhor proteção da empresa

Imprevistos podem acontecer em qualquer lugar, não é mesmo? Então a melhor opção é contar com um seguro empresarial que ajude em situações adversas.

Se você quiser saber como escolher uma boa apólice para o seu negócio, como funciona um seguro para empresa, leia este artigo até o final.

Saiba mais: por que oferecer cartão-benefício aos colaboradores em 2023?

Seguro para empresas: como ele funciona?

O seguro para empresas é uma espécie de apólice que só pode ser obtida por corporações como sindicatos, conjunto de pessoas com ligação em comum e, claro, empresas.

Essa apólice tem um objetivo específico: zelar pelo patrimônio do empreendimento. Nesse sentido, estão incluídos os bens materiais e também civil. A proteção acontece, por meio do seguro, conforme as necessidades do negócio, podendo atuar em riscos que vão desde danos elétricos, enchentes, doenças, acidentes de trabalho e roubos.

Antes de mais nada, é preciso saber que o seguro para empresas é uma excelente alternativa para gestores que desejam proteger seu negócio e os colaboradores.

A apólice pode variar bastante e conta com duas categorias principais. Conheça quais são elas a seguir.

Cobertura básica

Aqui o segurado vai ter proteção contra danos que sejam de origem acidental na estrutura da empresa. Em outras palavras, a indenização será recebida em casos de incêndios, raios e explosões. 

Cobertura adicional

Neste modelo, a cobertura é personalizada e pode contar também com itens como responsabilidade civil, indenizações para os colaboradores e proteção de bens.

Fica a critério do gestor incluir esses tópicos na apólice, pensando nas necessidades do negócio.

galpão pegando fogo

Por que o seguro para empresas é importante?

Vamos imaginar que você trabalhou por anos e anos para ter uma empresa bem estruturada e financeiramente estável. Porém, nunca pensou em ter um seguro e nenhum incidente aconteceu desde a fundação. 

Infelizmente acidentes acontecem e podem pôr tudo a perder, como em um incêndio ou uma grande inundação, por exemplo. 

Sem um seguro para empresas, em uma fatalidade você pode perder tudo que tanto batalhou a vida toda. Ou seja, prevenir é sempre a melhor opção.

Com o seguro, o gestor tem total tranquilidade para trabalhar e focar no que realmente importa: o desenvolvimento do seu negócio.

O que é preciso considerar na hora de contratar um seguro para empresas?

Agora que você já sabe como um seguro para empresas é importante, é hora de saber o que estudar na hora de escolher a apólice para o seu negócio. Separamos 5 dicas para você optar pela melhor proteção. 

É preciso estar atento às obrigatoriedades do segmento de atuação

Antes de mais nada, para pensar no tipo de cobertura que você deseja ter na sua apólice, é preciso estar alerta às obrigatoriedades do setor de atuação da sua companhia.

Existem algumas coberturas que são obrigatórias e previstas por lei, dependendo do ramo em que seu empreendimento está inserido. Um exemplo é a proteção contra incêndios.

Analise os riscos da sua companhia

Acima de tudo, é preciso entender o tipo de negócio que você realiza e estar atento aos incidentes que podem acontecer. Aqui você pode pensar desde desastres naturais e ações judiciais que podem afetar financeiramente a sua empresa.

Cada tipo de negócio tem algumas necessidades específicas. Entretanto, uma boa apólice conta com coberturas que podem atender todas as demandas. Nesse sentido, é fundamental fazer essa diligência com calma antes de contratar o seguro para empresas. 

Ao ter essa precaução, você pode adicionar apenas coberturas que fazem realmente sentido para a empresa, garantindo segurança completa.

Ouça os seus colaboradores

Uma ótima forma de não deixar passar despercebido alguma cobertura na apólice, é conversar com os colaboradores da empresa. 

Ao passo que essas pessoas passam muito tempo do dia no interior da empresa, é possível contar com a visão que eles possuem sobre os riscos do cotidiano.

gestora conversando com funcionario sobre possíveis acidentes

Compare antes de fechar negócio

Os preços e benefícios podem mudar significativamente de um local para outro. Ou seja, é preciso pesquisar bem, comparar taxas, termos e os benefícios oferecidos.

Eventualmente, um corretor de seguros pode te ajudar nessa tarefa de comparar os melhores valores nas diversas seguradoras existentes no mercado. 

Faça a reavaliação do seguro para empresa a cada ano

Conforme a empresa cresce no mercado, as responsabilidades também vão aumentando. Nesse sentido, a cada ano podem acontecer mudanças nas necessidades da companhia.

Como resultado dessa transformação, é preciso reavaliar a apólice contratada. Vamos imaginar que a empresa adquiriu novos equipamentos ou então expandiu as operações. 

Em situações como essa, é preciso analisar as mudanças que serão necessárias na apólice, para não deixar nada desprotegido.

Fique por dentro: Conheça a previdência empresarial
Gostou das informações apresentadas hoje? Então acompanhe o nosso blog e tenha os melhores conteúdos para proteger o seu patrimônio.

Postagens Recentes

Gostou da Almanza?

Tenha uma assessoria exclusiva
e encontre a melhor solução para
você ou para a sua empresa.

*Campos obrigatórios

Gostou da Almanza?

Tenha uma assessoria exclusiva
e encontre a melhor solução para
você ou para a sua empresa.

*Campos obrigatórios