Conheça os principais riscos empresariais e saiba como evitá-los

Riscos empresariais

Um gestor pode ser muito cuidadoso ao fazer escolhas que definem o futuro de uma empresa, mas mesmo assim, alguns riscos e situações simplesmente não estão no seu controle, o que pode causar prejuízos para a companhia.

Porém, por mais que alguns riscos existam e que possam causar dispêndio, escolher uma apólice de seguros pode diminuir o impacto dessas ações.

Nesse artigo você ficará sabendo muito mais sobre os riscos empresariais, quais são eles e como um negócio pode ser gerido para evitar os prejuízos em decorrência dessas ameaças. 

Saiba mais: 04 bons motivos para contratar um seguro empresarial hoje mesmo

Riscos empresariais: conheça os principais

É importante lembrar que esse tipo de acontecimento é incerto e o seu acontecimento não decorre da vontade de uma pessoa. Ou seja, mesmo que o seu negócio seja bem organizado, com um bom planejamento, esses imprevistos podem surgir e atrapalhar o desenvolvimento da empresa. 

Claro que as ameaças existem o tempo todo, como a variação do mercado, do setor em que o seu negócio está presente e o seu ambiente macroeconômico. Para essas situações, a empresa pode seguir uma forma de administração segura. 

Entretanto, há situações impossíveis de prever e neles se encontram grandes riscos empresariais. Saiba quais são eles.

Ameaças ao patrimônio

Não importa o tamanho do seu negócio, seja ele pequeno ou uma companhia grande, é preciso cuidar do seu patrimônio. Afinal, perdas inesperadas podem causar um problema enorme na saúde financeira da sua empresa, em algumas vezes comprometendo até a sua sobrevivência. 

Para funcionar em nosso país, é necessário contratar uma apólice que cubra prejuízos decorrentes de incêndio, sem essa proteção, a empresa pode sofrer multas e até ser proibida de funcionar.

Porém, existem outros seguros não obrigatórios que ressarcem o negócio em caso de eventos externos e entre eles estão: 

  • roubo ou furtos;
  • despesas fixas emergenciais, danos decorrentes de causas naturais;
  • incêndios, danos elétricos e acidentes com a frota de veículos;
Homem conferindo extintor de incêndio, evitando riscos

Riscos empresariais em relação à responsabilidade civil

O Seguro de Responsabilidade Civil é fundamental para qualquer negócio que atue na prestação de serviço para terceiros. Como é o caso de empresas que trabalham em eventos, com equipes que atuam no espaço dos clientes ou que precisam usar maquinários alugados. 

Essa apólice, em suma, garante o ressarcimento para possíveis danos causados ao patrimônio de terceiros, com a seguradora fazendo o reembolso das despesas de reparo e todo o valor gasto. 

Acidentes de trabalho

Mais uma apólice importante é o Seguro de Acidente do Trabalho. Ela tem como função proteger o seu colaborador, garantindo um fundo financeiro em caso de algum incidente no ambiente de trabalho. 

De maneira legal, são considerados acidentes de trabalho: 

  • doenças profissionais ou do trabalho, surgidas durante o exercício das atividades pelo colaboradores durante a execução da sua função;
  • acidentes típicos relacionados no desempenho do trabalho ou que aconteçam quando o empregado estava a serviço da empresa;
  • acidentes ocorridos no trajeto da casa para o trabalho, desde que seja compatível com a distância e tempo do percurso. 

Saiba mais: conheça o Seguro de Acidentes Pessoais em Grupo

Segurança de dados ameaçada 

É indispensável que as companhias conscientizem os seus colaboradores de ter um comportamento digital seguro, não abrindo mão jamais de antivírus e firewalls.

Ainda assim, pode acontecer de uma empresa sofrer com ataques cibernéticos em suas operações. O Brasil, aliás, é o país que mais sofre com essa situação na América Latina e o nono no mundo inteiro.

Entre esses problemas estão: 

  • ameaça de inclusão de vírus;
  • divulgação de informações confidenciais, sejam elas corporativas ou pessoais;
  • danos causados por interrupção do sistema.

Por conta desse cenário, algumas seguradoras atuam com apólices que visam proteger as empresas contra essas ameaças cibernéticas. A proteção garante um resguardo financeiro para os negócios que sofrem com esse problema.

Outros riscos 

É possível contratar soluções para outras necessidades das empresas, como por exemplo seguro de saúde e odontológicos para os colaboradores, previdência empresarial e seguros de vida em grupo, garantindo um fluxo financeiro em momentos de vulnerabilidade decorrentes de acidentes. 

Riscos empresariais: a importância do seguro na prevenção

Como está evidente, não é possível evitar, o tempo todo, algumas dessas ameaças. Por mais que as medidas sejam tomadas, como contratar serviços, equipamentos de vigilância, segurança digital, compra de material de proteção e orientação aos colaboradores, os sinistros podem acontecer. 

A contratação de seguros também não impede que fatos inesperados ocorram, mas é fundamental para minimizar as consequências e permitir que o seu empreendimento siga em atividade. 

Seguros não cobrem: ressarcimento em caso de perdas por ação de vandalismo.

Além disso, uma boa seguradora oferece assistência (fundamental para os momentos de crise) e o seguro garante os recursos necessários para solucionar os problemas sem afetar o caixa da empresa.
Agora que você já está por dentro dos riscos empresariais, o melhor caminho é contratar a apólice ideal para o seu negócio e ter tranquilidade para trabalhar. Entre em contato com os nossos colaboradores e saiba como a Almanza pode te auxiliar.

Postagens Recentes

Gostou da Almanza?

Tenha uma assessoria exclusiva
e encontre a melhor solução para
você ou para a sua empresa.

*Campos obrigatórios

Gostou da Almanza?

Tenha uma assessoria exclusiva
e encontre a melhor solução para
você ou para a sua empresa.

*Campos obrigatórios