O Outubro Rosa é uma campanha realizada durante todo o mês, onde o foco é promover a conscientização sobre a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama.
Durante todos os dias de outubro, são realizadas inúmeras atividades educativas, como palestras, orientações médicas nos órgãos de saúde em todo o Brasil. Entretanto, entidades privadas também realizam ações com seus colaboradores, contribuindo para difundir ainda mais informações.
Além disso, a campanha também tem monumentos públicos no mundo inteiro com a cor rosa, para relembrar a população da importância da campanha. Ademais, esportes com alcance do grande público também participam da campanha, como o Futebol Americano nos EUA, por exemplo.
Saiba mais: Seguro de vida em grupo, conheça os benefícios
A história do Outubro Rosa
Tudo começou na década de 1990, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, durante a realização da Race For The Cure (Corrida Pela Cura). A prova foi criada em 1983, com a ideia de arrecadar fundos para a Fundação Susan G. Komen Breast Cancer Foundation. Porém, na corrida de 1991, foram distribuídos laços cor de rosa para os corredores.
Ainda nos Estados Unidos, diversas outras instituições começaram a realizar eventos para alertar a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. As campanhas aconteciam sempre no décimo mês do ano, com locais públicos sendo enfeitados com laços rosa, o que fez o Outubro Rosa se tornar popular no mundo inteiro.
O Brasil por sua vez, realizou o primeiro aceno ao movimento com a iluminação em rosa do Mausoléu do Soldado Constitucionalista, mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, no ano de 2002. A partir desse momento, todos os anos são realizadas ações no Brasil.
Desde 2021 o Instituto Nacional de Câncer (INCA) participa do Outubro Rosa, levando eventos técnicos, debates, palestras e apresentações sobre o assunto.
Câncer de mama: por que precisamos nos informar?
Apesar de todas as ações realizadas ano após ano, é preciso sempre lembrar dos perigos que o câncer de mama pode oferecer para as mulheres, se não for tratado. Isso porque ele é o segundo mais comum em mulheres no Brasil, ficando atrás apenas dos cânceres de pele não melanoma. Quando ampliamos o alcance, no mundo, a estimativa é que 1 em cada 8 mulheres terão câncer de mama em algum momento.
Em 2021, o INCA estimou para o Brasil 66.280 casos novos de câncer de mama. Em números isso representa 61,61 casos para cada 100 mil mulheres brasileiras. A doença, aliás, ocupa a primeira posição em mortalidade por tumores entre as mulheres no Brasil.
Por esse motivo, quanto antes detectar a doença, aumentam as chances para conseguir a cura no tratamento. Estima-se que quando o câncer de mama é encontrado em seu estágio inicial, a chance de recuperação da paciente pode chegar até 95%.
Nesse sentido, é fundamental conhecer as causas e os riscos associados à doença, estar atenta aos sinais e ter o acompanhamento de um médico. Entretanto, é preciso lembrar que apesar de ser detectada mais em mulheres, 1% dos casos também ocorrem em homens.
Os principais fatores de risco ao câncer de mama
A doença não tem uma causa apenas, são diferentes fatores, sejam eles genéticos ou ambientais, que contribuem para aumentar o risco de desenvolver o câncer de mama.
De toda forma, a idade é um fator de risco que precisa de atenção. Mulheres a partir dos 50 anos estão mais propensas a desenvolver o câncer de mama. Em relação ao ambiente, estamos falando do estilo de vida. Nesse sentido, o sedentarismo e o consumo exagerado de álcool contribuem para aumentar o risco do desenvolvimento da doença.
A importância do Outubro Rosa
É importante sempre lembrar do valor que a campanha tem, por meio das iniciativas que são organizadas durante todo o mês. Confira abaixo alguns pontos que são de extrema relevância e que o Outubro Rosa apresenta pra sociedade.
- Ressalta a relevância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
- Incentiva todas as medidas práticas recomendadas pelos médicos, como check-up com o ginecologista e o exame de mamografia.
- Apoia mulheres que têm medo de realizar consultas e exames.
- Leva informação para quem teve o diagnóstico da doença, mas não conhece as possibilidades de tratamentos.
- Informa e conscientiza toda a população.
- Revela a importância do apoio psicológico nessa jornada.
Como realizar uma ação do Outubro Rosa na sua empresa?
Agora que o tema do Outubro Rosa e o câncer de mama estão mais claros, que tal levar o assunto até a sua empresa? Confira 07 dicas para implantar uma ação de conscientização positiva.
Incentive os agendamentos de consultas – a empresa pode liberar as colaboradoras que desejam fazer consultas e um check-up ginecológico, fazendo os exames adequados na prevenção contra o câncer de mama.
Caso seja possível, busque um consultório para ser parceiro nessa ação, permitindo que as mulheres façam exames gratuitos ou com descontos.
Fique por dentro: como um ambiente de trabalho saudável pode ajudar a sua empresa
Crie materiais informativos – pode ser por meio de panfletos espalhados nos espaços da empresa, como banheiros, painéis de avisos, entre outros. Entretanto, muitas empresas continuam funcionando no sistema home office.
Nesse sentido, a campanha de conscientização pode ocorrer por meio dos e-mails de trabalho, redes sociais e grupos de conversas.
Promova eventos com profissionais da saúde – para falar sobre o câncer de mama, é melhor contar com um especialista da área, não é mesmo?
Por esse motivo, promova palestras e rodas de conversas com médicos, enfermeiros e outras autoridades no assunto.
Trabalho voluntário e doação de cabelo – aqui são dois temas, mas que se conversam. No mês do outubro rosa, convide os colaboradores para a realização de trabalho voluntário com organizações que combatem e previnem o câncer de mama.
Durante o tratamento, muitas pessoas que lutam contra a doença perdem o cabelo, por esse motivo, incentive os profissionais da empresa a cortarem os cabelos e repassarem para ONG´s que recebem esse tipo de doação.
Crie uma corrida – atividades físicas são ótimos meios de conscientizar as pessoas sobre o Outubro Rosa. Convide os colaboradores para realizarem uma corrida contra o câncer de mama. Todos podem utilizar itens rosa em seu vestuário durante essa ação.
Ilumine a fachada da empresa – além de implantar uma ação na sua empresa, é possível chamar a atenção de mais pessoas para o Outubro Rosa. Iluminar a fachada da empresa com a cor rosa. Além disso, no primeiro dia da ação, convide os colaboradores para vestirem rosa e celebrarem a campanha.
Esperamos que o conteúdo tenha sido esclarecedor e que você e sua empresa também participem dessa campanha tão importante. E não esqueça de acompanhar o nosso blog para ter acesso a informações relevantes sobre saúde e seguro.