Saiba o significado de algumas palavras comuns quando o assunto é seguro
Se você já procurou algum seguro alguma vez na vida, seja ele individual ou para os colaboradores da sua empresa, certamente viu alguns termos técnicos que podem ter dado um pequeno nó na sua cabeça, não é mesmo?
Cada um desses termos tem um significado direto com algum tipo de seguro existente. E para deixar essas expressões mais claras, acompanhe esse dicionário do “segurês” que trazemos para você.
Conheça algumas palavras e seus significados
Apólice: ele é o documento que mostra o bem segurado, as garantias, coberturas, além dos direitos e deveres do cliente e da seguradora.
Bônus: O cliente recebe alguns pontos que depois são transformados em desconto. Ou seja, quanto maior for o tempo do seu seguro e menor a quantidade de sinistros (explicaremos a frente), maior será o abatimento para uma renovação.
Casco: esse termo é utilizado no seguro para se referir ao veículo que está segurado. Inclui o chassi, carroceria e motor.
Avaria prévia: é quando um carro sofre um acidente antes de ter a cobertura do seguro.
Beneficiário: o nome já diz, né? É a pessoa (física ou jurídica) que será beneficiada no caso de utilização do seguro.
Cancelamento: se trata da rescisão antecipada de uma apólice de seguro. Isso pode acontecer de duas maneiras: o cliente, não importando o seu motivo, entra em contato com o corretor, responsável pelos cancelamentos de uma seguradora; a seguradora pode cancelar por motivos como inadimplência, por exemplo.
Cláusula: definição de cada um dos termos existentes no contrato de seguro.
Condições Gerais: são as cláusulas do contrato que mostram os direitos e obrigações da seguradora e do segurado.
Emolumentos – se trata dos custos e impostos referentes à emissão da apólice.
Endosso: ele é o documento expedido pela seguradora, durante o período que o seguro for contratado. Por ela a empresa e o segurado aceitam alterações de dados e condições da apólice.
Estipulante: é a pessoa física ou jurídica que contrata uma apólice de seguro, ficando responsável pela representação dos segurados perante a seguradora.
Sinistro: é uma ocorrência de todo evento que tem cobertura no seguro contratado e especificado na apólice. Um exemplo é quando você bate o seu carro de forma involuntária e havia sido contratada a cobertura para colisões.
Agora você já sabe de forma mais simples o que significa cada um desses termos. Gostou desse conteúdo? Então aguarde que em breve faremos uma segunda parte com mais expressões simplificadas dos seguros.
E se precisar de proteção para você ou a sua empresa, pode contar com a Almanza, converse com um de nossos especialistas.