Mantenha o seu automóvel funcionando bem durante o inverno

Mulher em seu carro no inverno

Diversos sistemas e peças de um automóvel são sensíveis quando ocorrem mudanças do clima, em especial quando essas alterações são ainda mais bruscas. Apesar do Brasil ser um país tropical, é bom ficar atento e saber como zelar pelo seu carro no inverno

 A estação mais fria do ano começa no final de junho e em algumas localidades do nosso país, os termômetros chegam a marcar temperaturas baixas e às vezes até negativas, o que pode acarretar reações no bom funcionamento do veículo.

Por esse motivo, é bom saber quais ações tomar para não sofrer com panes inesperadas no trânsito ou até mesmo na hora de sair da garagem. Pensando nisso, preparamos um conteúdo com muitas dicas para você utilizar durante o inverno. 

Saiba mais: não caia no golpe do falso mecânico

Como manter meu carro em atividade na estação mais fria

1 – Faça a revisão do seu carro em uma oficina nunca se esqueça de levar o seu veículo para o seu mecânico de confiança, para realizar a manutenção preventiva de maneira regular. 

Quando essa prevenção é realizada frequentemente, você evita gastos com itens avariados. Por isso, mesmo que tenha um custo inicial, a longo prazo garante economia, além de garantir mais segurança, para você, seus familiares, outros motoristas e pedestres. 

2 – Cuidado com o sistema de arrefecimento conforme a temperatura cai, existe a possibilidade do líquido do arrefecimento congelar, por isso é importante que ele esteja com a quantidade de aditivo correta para funcionar. 

A substituição precisa ser realizada regularmente, seguindo as recomendações da montadora do automóvel. 

3 – Utilize a bateria com cautelaesse item tem chances altas de “arrear” no frio, já que temperaturas baixas podem comprometer as reações químicas da bateria, impedindo a geração de energia. Isso acontece pois o clima faz com que ela tenha mais esforço para funcionar bem. 

Nesse sentido, o ideal é realizar checagens regulares, além de seguir o cronograma de revisões para que a bateria tenha um bom desempenho. Portanto, evite dar partida com luzes e acessórios ligados, poupando energia. 

4 – Inspecione o ar quente (aquecedor) do seu automóvel algo muito comum no inverno é o adoecimento dos motoristas e passageiros pela utilização do aquecedor. Isso se deve ao fato de que na maior parte do ano, por ser um país quente, esse sistema não é utilizado. 

Quando chega o inverno e as temperaturas diminuem, acabamos por lembrar de acionar o sistema. Porém, ele esteve por muito tempo inativo, o que pode causar acúmulo de fungos, bactérias e poeira que podem transmitir doenças respiratórias.

Por isso, antes do inverno, vá até o seu mecânico de confiança e higienize o aquecedor para evitar doenças. 

Saiba mais: Conheça o seguro frota e não deixe os veículos da sua empresa parados

5 – Faça a higienização interna como citamos anteriormente, é preciso realizar uma limpeza interna, para diminuir as chances de contrair doenças respiratórias. Existem empresas especializadas nesse serviço e que podem deixar o seu carro pronto para o inverno, sem comprometer a saúde do motorista e dos passageiros.

6 – Tenha cautela ao dar a partida no carroao acionar a chave, o motor gira, porém o veículo não funciona. Isso acontece devido às temperaturas baixas prejudicarem a partida de alguns modelos de veículos, especialmente os motores movidos a álcool.  

Por esse motivo que alguns automóveis possuem um pequeno tanque, funcionando como reservatório para a gasolina, para facilitar a partida. Se o seu modelo não tem esse reservatório, observe se ele funciona com partida a frio. 

É válido ressaltar que não é adequado utilizar o famoso “tranco” para pôr o carro em funcionamento. 

7 – Mantenha as luzes funcionando no inverno é recorrente a neblina se espalhar pelas ruas e estradas, aumentando o risco de acidentes por conta da baixa visibilidade. Por isso é bom checar se todo o sistema de iluminação está funcionando perfeitamente para você enxergar melhor as vias, além de alertar outros motoristas sobre a presença do seu carro. 

Em algumas regiões, como no Sul do Brasil, às vezes as estradas sofrem com camadas de gelo, então dirija com cautela para evitar derrapagens, danos nos pneus e acidentes. 

8 – Atenção total com o limpador de para-brisa por conta da temperatura mais baixa e exposição ao sol a borracha pode sofrer com ressecamento. E as palhetas com essa avaria não vão funcionar bem, além de fazer muito barulho e riscar o vidro. 

A recomendação é trocar esse acessório se notar que o para-brisa não está com um bom funcionamento. Além disso, é bom manter o reservatório de água do limpador sempre abastecido para realizar higienizações em momentos necessários.

9 – Cuidado com os pneus do veículocomo acontece no calor, os pneus podem mudar de pressão durante o frio. Por isso, monitore a calibragem com frequência, para garantir a melhor condição de uso. 

Entretanto, não é preciso mudar a forma de encher os pneus, somente conferir a calibragem de todos eles e do estepe, levando em consideração os valores adequados, segundo a montadora do carro.

O que você achou desse conteúdo com dicas para garantir a boa utilização do seu veículo no inverno? Tendo todo cuidado você garante o bom funcionamento do seu carro durante a estação mais fria do ano. 

E se você quiser conferir mais dicas de segurança e saber tudo sobre seguros, acesse o nosso blog e acompanhe outros artigos repletos de boas informações. 

Gostou da Almanza?

Tenha uma assessoria exclusiva
e encontre a melhor solução para
você ou para a sua empresa.

*Campos obrigatórios

Gostou da Almanza?

Tenha uma assessoria exclusiva
e encontre a melhor solução para
você ou para a sua empresa.

*Campos obrigatórios