Uma apólice de seguro de vida traz uma sensação de segurança para nós e nossos familiares, em caso de algum infortúnio, já que as pessoas que amamos não ficarão desamparadas.
Uma das principais vantagens que o seguro de vida oferece é o DIT – Diária por incapacidade Temporária. E é sobre essa cláusula que iremos discorrer e explicar o que é, como funciona e se vale a pena o investimento.
Saiba mais: tranquilidade ao se aposentar, conheça a previdência empresarial
O que é o DIT no Seguro de Vida
Uma forma de explicar melhor o que é a Diária por Incapacidade Temporária é com o seguinte exemplo: você trabalhou o dia todo, está cansado e retornando para o seu lar e no caminho acaba sofrendo um acidente automobilístico.
Com os machucados em decorrência dessa infelicidade você provavelmente levaria um bom tempo para se recuperar de possíveis fraturas o que o deixaria longe da sua atividade profissional, acarretando nos seus ganhos mensais.
É em uma situação hipotética como essa que o DIT entra em cena. Como o nome já sugere, “incapacidade temporária” reflete diretamente na perda, por um período, das condições físicas ou mentais, impedindo a realização das atividades profissionais.
O segurado fica protegido por esse tempo onde recebe uma renda mensal, caso fique afastado por causa de acidentes ou doenças, enquanto se recupera de forma tranquila em casa.
Para quem é indicado?
A Diária por Incapacidade Temporária é recomendada para os profissionais liberais ou autônomos.
Autônomo: o trabalhador autônomo é aquele que atua por conta própria e pode ser, por exemplo, um pedreiro, cabeleireiro, confeiteiro, marceneiro, pintor, entre outras.
Liberais: são considerados nesse segmento os profissionais com formação técnica ou universitária e que podem executar suas atividades seja trabalhando por uma empresa ou por conta própria. Se enquadram contadores, profissionais de marketing, engenheiros, médicos, entre outros.
Saiba mais: seguro de vida empresarial vale a pena
Ter um Seguro de Vida e investir no DIT vale a pena?
Isso depende do que você deseja. Se uma infelicidade acontecer e por essa razão você ficar impossibilitado de trabalhar, qual será a maneira de gerar renda e não sofrer com o orçamento mensal?
A Diária por Incapacidade Temporária pode ser um bom investimento para garantir conforto financeiro e despreocupações para ter uma recuperação plena.
Como é possível pedir a indenização?
Para solicitar a indenização do DIT, é preciso que o segurado entre em contato com a sua corretora assim que ocorrer o acidente ou o descobrimento da doença, sendo preciso enviar documentação para análise.
Agora que você está por dentro desse gatilho na apólice de Seguro de Vida, não deixe de escolher essa garantia e garanta tranquilidade financeira. Entre em contato com os colaboradores da Almanza e saiba como podemos te auxiliar.