O Agosto Dourado chegou e com ele diversas campanhas sobre o aleitamento materno acontecem em mais de 120 países.
A data foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e entre os dias 01 e 07 de agosto, o movimento em defesa do aleitamento materno ganha destaque.
A campanha foi criada há 30 anos, em 1992, com o objetivo de articular a chamada Declaração de Innocenti, um documento dirigido para a amamentação. Nele foi estabelecido metas pelo direito da mãe amamentar seu bebê, de maneira segura.
Além disso, as ações incentivam a participação da sociedade nesse debate, com a participação de profissionais da área da saúde e educação, envolvidos nessa iniciativa. Seja durante o período em que ocorre a amamentação, como também ao longo de toda a maternidade, amparando as mães em todos os momentos.
Fique por dentro: 7 dicas sobre saúde e segurança no trabalho
Os principais objetivos do Agosto Dourado
O Agosto Dourado surge para conscientizar a sociedade que amamentar é um ato natural e que precisa ser encorajado. O aleitamento vai além de um gesto de amor da mãe com o seu bebê, mas da importância de proteger o filho de possíveis doenças.
Ao aumentar as taxas de amamentação em todo o planeta, pode ajudar a salvar a vida de milhares de crianças com menos de seis meses de idade. Entre alguns dos principais benefícios estão:
- Fortalecer o sistema imunológico;
- Proteger o coração;
- Prevenir obesidade;
- Prevenir anemias;
- Desenvolver o sistema nervoso;
- Diminuir risco para déficit de atenção;
- Proteger contra os efeitos da poluição.
Além disso, amamentar também é benéfico para as mães, já que essa prática ajuda na recuperação do parto e diminui os riscos de desenvolver o câncer de mama.
Portanto, o Agosto Dourado trabalha em ações propositivas de promoção, proteção e apoio irrestrito ao aleitamento materno. O aleitamento até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais, é um grande desafio e uma das metas dos órgãos de saúde.
Como a sua empresa pode auxiliar no Agosto Dourado?
Sabendo que a amamentação é fundamental, tanto para a saúde dos bebês, como das mamães, investir em ações na sua empresa podem ajudar nesse grande desafio. Confira algumas dicas abaixo.
Investir em informação – é possível buscar os materiais oficiais da campanha nos órgãos responsáveis e espalhar esse conteúdo no ambiente de trabalho. Isso pode ser trabalhado por meio de comunicação interna, realização de reuniões e estimular ações voluntárias.
Rede de proteção para os colaboradores – é possível implantar salas de apoio para amamentação. Com isso a empresa gera incentivos para a ampliação do aleitamento materno.
Também é possível oferecer apoio de profissionais capacitados para apoiar psicologicamente as mães.
Participe ativamente – faça parte e estimule o comprometimento de todos os colaboradores da empresa em campanhas. Realize ações internas e externas em um programa de voluntariado para a doação de leite.
Saiba mais: como um ambiente saudável no trabalho pode ajudar a sua empresa
Qual o motivo da cor dourada encabeçar a campanha?
A cor dourada foi escolhida por um motivo simples. Simboliza o leite materno como alimento de ouro e fundamental para os bebês e crianças.
Normalmente, campanhas de saúde escolhem cores diferentes para cada mês, como o Outubro Rosa e Novembro Azul, que tratam do câncer de Mama e de Próstata, respectivamente, e são as mais conhecidas do público em geral.
Gostou de saber mais sobre o tema? Esperamos que com essas informações e dicas, a sua empresa possa embarcar na campanha e auxiliar em um movimento tão importante na sociedade.
E não se esqueça de acompanhar o nosso blog para ler, semanalmente, conteúdos relevantes sobre os mais variados temas.