Uma em cada cinco pessoas com diabetes perde cerca de 15 horas de trabalho todos os meses. Essa afirmação é baseada em uma pesquisa que foi realizada no Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha e França.
Com esses dados, fica claro que é preciso ter um controle maior do diabetes nas empresas. E no Brasil, país com índices expressivos da doença, precisa ter comprometimento com o cuidado dos colaboradores.
Com algumas ações corretas, sua empresa pode reduzir os impactos da doença na sua equipe, o que vai garantir a qualidade de vida de muitos trabalhadores, além da redução do sinistro no plano de saúde empresarial.
Saiba mais: Combata o colesterol e melhore a sua saúde
Vamos conhecer um pouco mais da doença, seus tipos e como agir no controle da diabetes dos colaboradores? Acompanhe o artigo até o fim.
Atual situação do diabetes no Brasil
O diabetes é uma doença causada pela produção baixa ou absorção inadequada da insulina, um hormônio gerado pelo pâncreas e que regula o índice de açúcar no organismo.
Entre os diversos tipos de diabetes, o tipo 1 e 2 são os mais comuns. A primeira delas normalmente surge na infância ou adolescência. O segundo caso é causado por hábitos de vida ruins, como falta de exercícios físicos, obesidade e má alimentação.
O diabetes tem tratamento, com aplicação de insulina e a mudança nos hábitos de vida, porém é uma doença crônica, ou seja, não existe uma cura. Somente entre 2006 e 2016 o Brasil teve um aumento de 60% no diagnóstico da doença, tornando o país o quinto na lista de nações com mais diabéticos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China, Paquistão e Índia.
Quais são os principais sintomas do diabetes?
Fique atento com algumas mudanças no seu corpo, caso isso esteja acontecendo, é preciso procurar apoio médico imediatamente.
• Perda de peso;
• Urina incessante;
• Sensação de muita fome.
• Sentir muita sede;
• Vista embaçada;
• Infecções na pele;
• Dificuldade na cicatrização de feridas.
Os fatores de risco também precisam ser observados. São eles:
• Fatores genéticos;
• Sedentarismo;
• Idade aumentada;
• Pressão alta;
• Colesterol;
• Ovários policístico;
• Obesidade;
• Má alimentação.
Como incentivar o controle do diabetes nos colaboradores?
Como essa doença não tem cura, as empresas precisam investir em ações que minimizem ou previnam os efeitos negativos do diabetes. Confira como começar a trabalhar essa questão no seu negócio.
Identifique os grupos de risco – casos na família, hábitos alimentares ruins e nenhuma prática de atividades físicas aumentam a chance do desenvolvimento de diabetes, especialmente a do tipo 2.
O movimento aqui é contar com profissionais de saúde que identifiquem os colaboradores mais propensos a doença e, a partir disso, ofereça para as pessoas atividades que ajudem na prevenção.
Apoie uma mudança de hábitos – aqui a ação pode ser muito mais ampla, não apenas para os funcionários do grupo de risco, mas de todos. Incentive a prática de exercícios físicos (mesmo dentro da empresa). Aproveite espaços ao ar livre para realizar atividades em grupo.
Além disso, forneça informações corretas sobre a doença, os sintomas, forma de diagnóstico, tratamento e as indicações de prevenção. Dessa forma, cada pessoa pode ter em mão o que precisa fazer para fortalecer essas ações.
Monitore os colaboradores que possuem diabetes – Se a empresa já conta com colaboradores com a doença, é recomendado que eles sejam monitorados de maneira acolhedora sobre os indicadores de seus exames. Com isso é possível oferecer auxílio para melhorar a qualidade de vida e produtividade dos funcionários.
Fique por dentro: um ambiente de trabalho saudável pode ser benéfico para todos os colaboradores
Agora que você já tem ideia do que precisa ser feito na sua empresa, não se esqueça de pôr em prática essas ideias para preservar o bem mais importante: a saúde do seu colaborador.
Continue acompanhando o nosso blog e nossas redes sociais para ter acesso a conteúdos relevantes todas as semanas.