Você sabe o que é o prêmio de seguro auto e como ele é calculado?

Prêmio de seguro auto

Quando compramos um carro, uma das preocupações que temos é com o seguro, não é mesmo? Como podemos proteger nosso automóvel de imprevistos indesejáveis, andar tranquilamente pela cidade, são alguns dos pontos que somente contratando um seguro auto teremos.

Porém, pode parecer fácil fazer essa escolha, mas não é tão simples assim e algumas dúvidas podem surgir. Uma delas é o significado do termo prêmio de seguro auto. E para você ficar por dentro do assunto, vamos explicar direitinho como funciona.

Afinal, o que é o prêmio do seguro?

Esse é um termo que os clientes vão se deparar quando precisar contratar uma apólice. O prêmio é o valor extraído do cálculo feito para saber quanto custaria às coberturas escolhidas por você. 

Para chegar ao valor total, as empresas realizam um cálculo, conforme os dados fornecidos, do índice de sinistralidade, o que vai realmente definir o preço a ser pago, chamado de prêmio de seguro. Vale lembrar que o pagamento precisa estar sempre em ordem, já que atrasos fazem com que a sua apólice seja cancelada.

Como é feito o cálculo? 

O valor é definido com as informações repassadas na hora da cotação, por conta disso não tem como estipular um valor fechado, já que são muitos fatores que influenciam na conta.

E os principais são: 

Modelo do veículo – aqui é checado, por exemplo, se o carro é visado pelos bandidos. Se a resposta for positiva, isso pode encarecer o seguro. Além disso, o ano de fabricação  também é considerado.

Onde o carro é guardado – se o veículo fica protegido em uma garagem, o seguro fica mais barato, se ele fica na rua, o preço aumenta, já que o risco de roubo também.

Idade do motorista – o prêmio normalmente é mais caro, quando os automóveis são dirigidos por motoristas entre 18 a 25 anos, faixa etária considerada de risco para as seguradoras, levando em conta que são habilitados recentemente.

Trajeto diário – se o caminho que o condutor dirige cotidianamente tiver índices de crimes e acidentes altos, o valor também será maior.

Alguns outros fatores que podem ser considerados pela seguradora são o perfil do segurado como motorista, a quantidade de condutores que conduzirão o carro e quem é o principal deles, além do gênero.

Atrasei o pagamento do prêmio de seguro, e agora? 

É preciso saber quais são as consequências disso. Quando existe atraso no pagamento, a vigência da apólice pode ser reduzida e a cobertura também. 

Isso acontece pela chamada “tabela de prazo curto”, onde é acordado que se o valor for pago parcialmente a cobertura diminui, em aproximadamente 120 dias. Ou seja, o seu seguro não será cancelado de uma hora para outra. 

Mas o prêmio é para empresa ou para mim?

É bom explicar esse ponto, já que quando falamos em prêmio, associamos em algo que iremos receber, concordam? Entretanto, nesse caso, é o valor que você paga à seguradora para ter as coberturas. 

Porém, existe a indenização que é algo que o segurado recebe se acionar a cobertura por ocorrência de sinistro. Ou seja, é o que a seguradora irá pagar ao cliente, quando ocorre alguma ocorrência prevista na cobertura da apólice.

Gostou do conteúdo e suas dúvidas foram esclarecidas? Não deixe de acessar o nosso Blog e conferir mais dicas e artigos para ficar por dentro do mundo do “segurês”. 

E se precisar de alguma cobertura, não se esqueça de contatar a nossa equipe.

Saiba mais: Notícias e curiosidades sobre seguros é no blog da almanza

Gostou da Almanza?

Tenha uma assessoria exclusiva
e encontre a melhor solução para
você ou para a sua empresa.

*Campos obrigatórios

Gostou da Almanza?

Tenha uma assessoria exclusiva
e encontre a melhor solução para
você ou para a sua empresa.

*Campos obrigatórios