Ninguém gosta de sofrer com o calor quando está dentro do seu veículo. E nos dias de hoje, especialmente para quem passa muito tempo no trânsito, ter um automóvel sem ar condicionado é quase inviável.
Porém, se o ar condicionado deixa de gelar o veículo de maneira eficiente, o motorista fica sem saída, não é mesmo? E para que você não passe por apuros, preparamos esse artigo para o seu carro ficar sempre na temperatura ideal.
Saiba mais: Golpe do falso mecânico, fuja dessa
O ar condicionado não está mais gelado, o que pode ter acontecido?
Antes de mais nada, é preciso entender que o sistema do ar condicionado é complexo e por isso, descobrir o motivo do veículo não ficar gelado pode não ser fácil. O resultado pode ser um problema mais simples e outros mais acentuados.
Portanto, se o motorista tiver as ferramentas certas e conhecer o sistema, o aborrecimento pode ser resolvido em casa mesmo. Se o incidente for mais grave, somente com o auxílio de um profissional que seja perito em ar condicionado.
Contudo, é provável entender ao menos o que gerou o problema, assim mesmo que não tenha como resolver sozinho, não existe o risco de ser enganado na hora de pagar pelo conserto.
Confira abaixo as principais falhas do equipamento:
Filtro de ar – esse pode ser um dos motivos para que o ar condicionado não funcione de forma correta. Se ele estiver entupido ou sujo, consequentemente o veículo não irá esfriar.
Esse problema é considerado simples e com um pouco de conhecimento em mecânica, o filtro pode ser trocado em sua residência mesmo. Confira o manual do veículo e siga as instruções.
Porém, se o motorista não tem nenhum conhecimento ou não quer realizar o conserto, é só buscar um mecânico de confiança para ele trocá-lo.
Vazamento de gás refrigerante – caso o ar condicionado não esteja gelando o automóvel, pode ser que exista uma fuga de gás refrigerante. Essa situação é um pouco mais complexa de reconhecer. Normalmente acontece pelas conexões do equipamento estarem pouco apertadas, o que causa essa dificuldade.
Para identificar, o proprietário pode misturar um pouco de água e sabão, passar a mistura e ligar o ar condicionado. Com isso, bolhas começarão a aparecer onde estiver o problema.
O problema pode ser solucionado por mecânicos, principalmente se existir furos ou outros danos, além da conexão afrouxada.
Observe o compressor do ar condicionado – para que o funcionamento ocorra bem, o compressor precisa de lubrificação o tempo todo. Se isso não acontecer, o ar condicionado não irá gelar o veículo.
Essa situação acontece em decorrência de desgastes naturais ou falta de manutenção. A melhor solução é procurar um profissional especializado para reparar o sistema.
Entretanto, invista na manutenção do automóvel, faça as revisões no período indicado.
Fique atento com as falhas elétricas – esse é outro motivo comum para que o ar condicionado não esteja gelando. Esse tipo de problema geralmente é ignorado pelo proprietário do automóvel, mas acredite, ele acontece com bastante frequência.
E quando isso acontece os ventiladores deixam de funcionar corretamente, ventilando apenas internamente, não lançando os ares pelas saídas. Ou seja, a refrigeração não se espalha por dentro do carro, podendo inclusive sobrecarregar o sistema.
Um profissional especializado pode identificar e resolvê-lo.
Vazamento de líquidos – ao detectar uma mancha clara de líquido no chão, próximo ao banco de passageiro, fique atento. Pode ser um problema no ar condicionado. Isso ocorre por conta de uma condensação que fica acumulada quando o ar frio está sendo liberado.
Entretanto, um pequeno escorrimento de água é normal, mas observe se for em bastante quantidade e com muita frequência. Nesse caso leve o veículo até o mecânico para que seja resolvido e o ar condicionado funcione normalmente outra vez.
Mau funcionamento das peças – além dos transtornos citados anteriormente, algumas outras peças podem ser as responsáveis pelo ar condicionado não gelar o veículo. Defeitos no compressor, fusível queimado, defeito na ventoinha do condensador são um deles.
Apesar de acontecer com menor intensidade, esses problemas podem acontecer, então é bom ficar atento.
O que pode ser feito quando o ar condicionado não estiver gelando?
Agora que está mais claro o que pode dificultar o bom funcionamento do ar condicionado, pode ficar a dúvida do que fazer quando isso acontecer.
A melhor forma é levar o automóvel para um especialista ou em um centro automotivo autorizado. Nesses lugares é possível contar com as melhores ferramentas e a assistência correta para o conserto.
Aumentando a durabilidade do ar condicionado
A melhor maneira de evitar infortúnios é fazer com que a durabilidade do ar condicionado seja alta, com alguns simples cuidados no dia a dia. Confira abaixo.
- Ligue o veículo todos os dias para ajudar na lubrificação;
- Não ligue o ar condicionado após deixar o carro no sol. Isso pode causar em um choque de temperatura o que dificulta a refrigeração;
- Faça a manutenção a cada seis meses.
Essas três atitudes bem simples influenciam no funcionamento do sistema. Além disso, é possível fazer a limpeza do ar condicionado. Para isso, é possível procurar um profissional para fazer a higienização do sistema.
Fique por dentro: qual o melhor momento para mudar a troca da frota da sua empresa
Esse conteúdo foi útil? Então não deixe de acompanhar o nosso blog semanalmente com dicas para ter mais segurança e tranquilidade no seu cotidiano.