A preocupação com o meio ambiente e as mudanças climáticas estão presentes em todos os setores, principalmente com o descarte correto de cada tipo de resíduo. Esse cuidado também precisa estar presente nas residências.
E quando tocamos nesse assunto, o aquecimento global surge, no sentido de que é preciso conter esse avanço. E o lixo é um dos responsáveis pela situação.
Segundo o Banco Mundial, mais de 60% do lixo global é descartado em lixões e aterros. Desse número, apenas 15% chegaram em estações de reciclagem. No Brasil, mais de 80 milhões de toneladas de resíduos são produzidos anualmente, e menos de 3% são reciclados.
Pensando nisso, preparamos esse artigo explicando como descartar de maneira correta os mais variados tipos de resíduos.
Saiba mais: conheça o sinistro sustentável
Como descartar cada tipo de resíduo
São diversos tipos de resíduos que temos contato diariamente, como os orgânicos, recicláveis, eletrônicos, entre outros. E cada um deles precisa ser descartado corretamente. Confira como fazer isso abaixo:
Resíduos orgânicos
Contar com uma composteira auxilia nesse descarte, ou seja, ao invés de jogar resíduo orgânico em um lixo convencional, basta dispor em uma caixa com folhas secas e serragem grossa e minhocas. Elas farão o processo de compostagem através do húmus ejetado que se tornará o adubo perfeito para hortas.
Mesmo em espaços pequenos, como apartamentos, é possível adotar esse equipamento que está cada vez mais acessível e não é difícil realizar o seu manejo.
Por isso, separe os resíduos orgânicos que sobram no preparo das refeições e devolva para o solo em forma de adubo. Você pode utilizá-lo naquela hortinha que fica na sacada do seu apartamento, ou no seu quintal, caso viva em uma residência, por exemplo.
Resíduos Eletrônicos
Ainda pouco difundido, o resíduo eletrônico corresponde a cerca de 2 milhões de toneladas que foram descartadas no meio ambiente sem nenhum tipo de tratamento. No Brasil, apenas 3% desse tipo de lixo é reciclado anualmente. E o celular é um dos principais equipamentos despachados de qualquer maneira.
Atualmente, lojas de operadoras de telefonia móvel contam com pontos para o descarte de aparelhos quebrados. Procure em seu município algum desses locais e entregue o celular para que ele tenha o fim adequado e que não agrida o meio ambiente.
Além do celular, computadores, televisores, tablets, impressoras e até lâmpadas são considerados resíduos eletrônicos e devem ser jogados fora em local adequado.
Resíduos recicláveis
Lembra na escola quando a gente, ou nossos filhos aprenderam a separar os resíduos recicláveis? Cada lixeira tem uma cor específica e direciona de forma assertiva o seu descarte. Pois bem, é importante pôr em prática o que foi aprendido e separar o resíduo para colaborar com o meio ambiente.
Se você mora em um condomínio, verifique se existem lixeiras com esse tipo de separação para o descarte adequado. Caso não possua ou more em uma residência, confira na prefeitura os dias da coleta seletiva do seu bairro e separe esses materiais para que possam ser reciclados.
Resíduos têxteis
Esse é outro segmento que não tem muita divulgação. Segundo dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), todos os anos, cerca de 170 mil toneladas de resíduo no Brasil surgem da produção de tecidos.
Aqui, a ajuda pode acontecer diminuindo a quantidade do consumo e dar um novo destino às roupas. É possível fazer a doação daquelas peças que não serão mais utilizadas para ONG´s (Organizações Não Governamentais), instituições de caridade ou até mesmo na igreja que fica próxima ao seu bairro.
Entulho de obras
Uma das opções é verificar se em seu município possui incentivos de caçambas para a população ou então aguardar a coleta da prefeitura passar em frente a sua casa. Entretanto, é preciso ter bastante atenção.
Saiba a quantidade permitida pela prefeitura do seu município, para que os entulhos da construção e terra não ultrapassem o permitido. Caso a quantidade exceda o permitido, o município pode receber multas que podem ultrapassar o valor de R$15 mil, podendo dobrar, caso seja reincidente.
Móveis velhos e quebrados
O descarte desses itens não pode, de forma alguma, acontecer em rios e vias públicas, podendo causar infortúnios para toda a comunidade, como alagamentos e enchentes em dias de chuva.
O ideal é fazer a entrega nas operações Cata-Treco/Bagulho que as prefeituras realizam esporadicamente. Com isso é possível entregar aquele eletrodoméstico quebrado, sofás, camas, entre outros.
Caso o descarte ocorra em via pública, além de ser irregular é considerado crime ambiental, que pode acarretar multas pesadas em caso de flagrante. Entre em contato com a administração municipal e veja quando a operação vai acontecer no seu bairro e deixe o material em sua calçada com uma hora de antecedência.
Uma outra opção, é levar o material para os Ecopontos, se o município tiver essa opção. É possível contratar empresas privadas que realizam esse trabalho de transportar os móveis e eletrodomésticos.
Óleo de Cozinha
Muitas pessoas optam por jogar o óleo fora na pia da cozinha ou em bueiros. Entretanto, isso é incorreto, pois além de afetar o meio ambiente, pode prejudicar o encanamento da residência.
A forma certa é armazenar esse produto em garrafas velhas e entregá-los em postos de coleta ou ONG´s.
Repensar a forma como o descarte dos resíduos é realizado é pensar em preservar o meio ambiente para ter um planeta melhor para todos. Você já está fazendo a sua parte?
Para mais dicas e informações sobre conservação e segurança, acesse o nosso blog. Toda semana temos novos conteúdos sobre os mais variados temas.