Fazer uma boa gestão de frotas é um trabalho que precisa de bastante planejamento por parte dos gestores. Por esse mesmo motivo, fazer a renovação também requer muita atenção.
Por mais que os profissionais tenham todo cuidado com os veículos e a empresa conte com um seguro para frotas, com o passar do tempo, é natural que os automóveis sofram com desgastes. E esse envelhecimento dos equipamentos pode influenciar na qualidade do serviço ofertado.
Em outras palavras, uma renovação sem planejamento, pode causar danos na produtividade e na saúde financeira da empresa. Portanto, saber qual é o momento ideal para trocar a frota é essencial.
Preparamos esse artigo especialmente para ajudar a identificar a hora certa para iniciar a renovação da sua frota.
Saiba mais: mantenha o seu automóvel funcionando bem durante o inverno
Quais sinais indicam a necessidade da troca?
É preciso analisar alguns pontos que apontam uma necessidade futura ou imediata da renovação da frota de automóveis da sua empresa. Confira a seguir os principais deles.
Serviços com qualidade em declínio – automóveis velhos ou com avarias podem derrubar os bons resultados da sua frota. Por esse motivo, é necessário pensar bem para oferecer um serviço qualificado para garantir o seu espaço no mercado.
Ter aquela frota antiga e que passa uma sensação de desleixo pode ser muito oneroso para o diferencial competitivo. Portanto, se a sua empresa se encontra nessa conjuntura, chegou o momento de planejar a renovação dos seus veículos.
Em outras palavras, é sempre bom manter um padrão elevado para atender as demandas dos clientes.
Deterioração natural da sua frota – são vários os cuidados que uma empresa precisa tomar para garantir o bom funcionamento das suas frotas. Com isso, é possível aumentar o tempo de vida útil dos automóveis, permitindo maior tempo de utilização.
Entretanto, por mais que todos os cuidados sejam tomados, é necessário compreender que um carro tem limites, inclusive na sua validade. O envelhecimento natural dificulta na manutenção, com algumas peças ou partes que não conseguem mais substituição ou reparos.
Por esse motivo, quando for investir na frota, é preciso levar em conta esse desgaste natural. Quando notar esses sinais, comece a planejar a compra de novos veículos para renovar a frota da empresa.
Manutenções sem fim – é natural e desejável realizar uma revisão periódica dos veículos para garantir mais qualidade na frota e segurança para os profissionais da empresa. Entretanto, quando esses reparos começam a acontecer com frequência, fique atento para substituir esse equipamento por um novo.
Além disso, um automóvel que precisa de conserto o tempo todo, vai gerar gastos desnecessários para a empresa e também pode colocar em risco a vida do condutor.
Fique por dentro: Tenha um seguro frota e não deixe sua empresa estacionada
Tecnologia ultrapassada – ter um controle assertivo da frota é primordial para diminuir os riscos com perdas e danos. Pensando nesse cenário, a tecnologia é uma grande aliada das empresas.
Hoje em dia é possível rastrear os automóveis, caminhões e motos em tempo real, permitindo a otimização da gestão da empresa, por exemplo.
Nesse sentido, só vale a pena investir nessa gestão se for para contar com uma frota atualizada e com a mais alta tecnologia existente. Afinal de contas, um sistema defasado pode causar prejuízos a longo prazo.
Os acessórios tecnológicos são fundamentais para aumentar o desempenho e a segurança dos profissionais que trabalham nesse setor. Ou seja, é necessário averiguar se os automóveis estão atualizados ou não, para realizar a renovação de frota contando com as benesses da tecnologia.
Com essas informações esperamos que a sua empresa tenha conhecimento do que é necessário fazer para aperfeiçoar os veículos e manter o seu negócio sempre em atividade agora.
E se precisar de proteção para a frota, entre em contato com a Almanza, nós podemos ajudar com uma consultoria completa.
Não se esqueça de seguir acompanhando o nosso blog para ter acesso aos melhores conteúdos para manter o seu patrimônio protegido.