Uma coisa é clara, de café, o brasileiro entende. Seja na hora de tomar, ou na produção da bebida, onde o país sempre esteve entre os principais produtores de café em escala mundial.
Porém, nos últimos anos, vem crescendo o número de competidores ao redor do mundo, fornecendo para o público grãos de qualidade inquestionável.
Para competir com esse avanço, o produtor brasileiro, se quiser se destacar no mercado mundial, precisa aumentar a qualidade do seu produto, otimizar a colheita e ao mesmo tempo reduzir custos.
E se você tem interesse em melhorar a sua lavoura e conseguir ter uma produção onde é possível tirar o melhor proveito, a Almanza separou algumas dicas para ajudar.
Como usar a tecnologia para alavancar o seu negócio
Não é de hoje que o avanço da tecnologia vem mudando a forma do plantio no campo. E no segmento do café isso também acontece. Atualmente existem inúmeros softwares de mapeamento da lavoura, colhedoras, entre outros equipamentos que facilitam o cotidiano, além de ajudar na redução de custos.
Uma das opções viáveis é a colheita mecanizada, um investimento que oferece um retorno instantâneo. O produtor de café ganha em agilidade, melhora as condições de trabalho dos seus colaboradores, aumenta a segurança e diminui os gastos com mão de obra.
Saiba mais: sua lavoura de trigo pode ser mais rentável
Sabendo da importância da tecnologia, acompanhe agora 05 dicas para melhorar a colheita do café.
Conheça bem o estágio do fruto – assim como acontece em outros tipos cultivares, no café não é diferente e é fundamental seguir todas as etapas da maturidade adequada dos frutos, aumentando a produtividade e tendo um produto de excelente qualidade.
Em nosso país, nos últimos anos, temos um crescimento incrível da capacidade produtiva, entretanto o cafeicultor sofre bastante com a fase da pós-colheita, onde o processo é mais elevado para se montar e manter em funcionamento, o que acabou diminuindo essa expansão.
Para reduzir essa discrepância de capacidade entre os diferentes estágios da colheita e venda do café, é fundamental que os frutos sejam colhidos no momento correto, ainda na planta, porém maduros e que não tenham mais que 5% dos frutos ainda verdes. Com isso, o produtor diminui a chance de ter mais frutos no pós-colheita do que sua capacidade de tratar e secar.
Utilização da água – o uso eficiente da água é fundamental para garantir economia para o cafeicultor, além, é claro, de poupar um recurso ambiental fundamental.
Utilizar equipamentos e técnicas de irrigação auxiliam na hora da de molhar o plantio, fazendo com que as plantas sejam tratadas com muita eficiência e baixa evaporação, resultando em uma economia considerável para o produtor
Opte pelas melhores máquinas para a colheita – para produzir um café de qualidade é necessário utilizar os equipamentos corretos na sua lavoura.
Com isso você consegue melhorar a qualidade do grão, além de reduzir os custos da colheita em aproximadamente 40%, em comparação com o processo manual. Além disso, uma colhedora é capaz de fazer o trabalho de mais de 200 homens.
Antes de escolher o maquinário, saiba quais são as principais necessidades e as características do seu plantio, como por exemplo, a dimensão do equipamento, sua velocidade, entre outros.
Saiba mais: conheça os produtos que estão se destacando no agronegócio brasileiro
Invista na capacitação dos colaboradores – ao optar por melhorar o entendimento dos profissionais que atuam na sua produção, a geração de resultados positivos começam a surgir.
Ter uma equipe bem treinada que entenda a importância de economizar recursos para ter uma boa produção, pode causar um impacto favorável na produtividade e nos custos gerais da sua lavoura.
Outro ponto positivo de investir no treinamento dos funcionários é a redução dos custos com a manutenção e o reparo das máquinas, já que sabendo a maneira certa de manusear os equipamentos, os desgastes das peças não acontecerão.
Saiba como armazenar o produto – é importante ressaltar que o processo adequado de armazenamento é fundamental para o seu negócio. Caso isso não aconteça, todo o investimento em tecnologia e treinamento para os colaboradores irão por água abaixo.
O café deve ser armazenado em tulhas assim que acontecer a secagem e antes do beneficiamento. Caso queira utilizar sacos de juta, os grãos devem ser guardados após o beneficiamento.
O armazenamento em tulhas depois da secagem garantem que os grãos tenham um período de repouso. Por isso devem ficar expostos ao sol, em locais secos, distantes do solo e com boa drenagem.
A temperatura não pode passar dos 20ºC e a umidade em torno de 65% para que a preservação dos grãos aconteça.
No caso de armazenagem em sacos de juta, os produtores acabam escolhendo esse formato que oferece uma maior facilidade do manuseio do café e um baixo custo envolvido.
Esperamos que nossas dicas possam ser implementadas em seu negócio e que os resultados sejam sentidos na colheita do café. Se quiser saber mais sobre agronegócio e dicas para os melhores seguros desse segmento, acesse o nosso blog e tenha os melhores conteúdos.