Saiba como manter a sua lavoura de trigo mais vantajosa

lavoura de trigo

A lavoura de trigo é um dos setores da agropecuária com grandes plantações no Brasil. O cultivo acontece com muita intensidade nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, além da região do cerrado, na Bahia.

Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) a rentabilidade da triticultura chegou a 34%. A alta no preço dos commodities é um grande incentivador ao produtor, indicando que o cultivo de trigo vai aumentar esse ano em todo o Brasil.

As notícias são boas e positivas, mas você sabe como proceder para garantir a melhor produção da sua lavoura de trigo? Então acompanhe esse material e fique por dentro do assunto. 

Saiba mais: seguro agrícola, tudo que a sua plantação precisa

Como ter êxito na lavoura de trigo?

Para ter um plantio próspero é preciso saber que tanto em volume, como na sustentabilidade da produção, diversos fatores são necessários. Entre eles estão, por exemplo, o clima e o solo da região de cultivo, cultivar a fenologia da planta, além do manejo da lavoura de acordo com o sistema de produção.

Entretanto, é importante saber que o sucesso do seu negócio passa pelo plantio, pela colheita e a pós-colheita também. 

Confira algumas dicas para te ajudar em todo o processo. 

1 – Fique atento ao clima – antes mesmo do plantio é preciso considerar o clima e o solo da região em que vai acontecer a plantação.

Isso precisa ser feito, já que chuvas fora da hora e temperaturas inadequadas podem afetar diretamente a sua lavoura de trigo. Além disso, dependendo do tipo de solo, a retenção de água pode ser um problema. 

Em regiões com clima subtropical existe excesso de chuvas na hora da maturação fisiológica do trigo e isso é prejudicial. Outro problema pode ser as geadas recorrentes nesses locais. 

Já em regiões tropicais, novos vilões aparecem, com as altas temperaturas e a umidade relativa no florescimento.

lavoura de trigo com por do sol

2 – Seja assertivo com o seu plantio agora que estamos por dentro de como o clima pode interferir na semeadura da lavoura de trigo, vamos definir qual o melhor cultivo para cada região. Confira abaixo.

Cultivar 

1- BRS 148 – Estados de SC, PR e RS;

2- BRS 203 – Estados de SC, PR e RS;

3- BRS Harmonia – Estados de SC, PR, MS e SP;

4- BRS Minotauro – Estados de SC, PR, RS, MS e SP;

5- BRS Resoluto – Estado do PR;

6- BRS Saturno – Estados de SC, PR, RS, MS e SP;

7- BRS Ulisses – Estados de SC, PR, RS, MS e SP;

8- Embrapa 53 – Estados de SC, PR e RS;

9- IAC 2 Tarasca – Estado de SP;

10- BRS Surubim – Estados de SC, PR e SP;

11- IAC 3 Banteng – Estados de SP e MG;

12- IAC 5  Canindé –  Estado de SP;

13- IAC 6 Pardal –  Estado de SP;

14- IPR 111 – Estado do PR;

15- IPR Caiapó –  Estados de SC, PR, MS e SP;

16- IPR Aimoré –  Estados de SC, PR, MS e SP;

Porém, vale salientar que algumas técnicas seguem iguais, independentemente do cultivo, como o espaçamento indicado para o trigo que varia entre 17 cm e 20 cm entre as linhas. 

Já a densidade da semeadura varia de acordo com o local e a cultivar escolhida pelo agricultor. 

3 – Como fazer a adubação e correção da lavoura de trigo – é preciso realizar a análise do solo, para realizar as correções e adubações corretivas, se houver necessidade.

O cálculo da calagem, é preciso que se eleve a saturação de bases até 70%, de acordo com os nutrientes encontrados no solo da região, se isso ocorrer a adubação corretiva precisa ser aplicada. 

4 – Atenção para deixar sua lavoura de trigo longe de pragas um dos maiores enfrentamentos numa plantação são as chamadas pragas que podem atrapalhar toda a produção. 

As Daninhas surgem no início da plantação, entre 45 e 50 dias, após esse período não existe o risco de contaminar o cereal e aumentar a sua umidade, portanto, muita atenção nesse período. 

Doenças também podem atrapalhar a plantação e elas são a giberela e brusone, as duas atacam de forma direta a espiga do trigo e afetam muito o rendimento da lavoura. Elas costumam surgir mais em momentos de molhamento elevado e temperaturas acima dos 20ºC.

Pragas, como lagartas, pulgões, corós e percevejos também podem acabar com o seu plantio. Vale lembrar que esses insetos só se tornarão problema quando estiverem em um número que cause danos econômicos no seu plantio. 

5 – A colheita da lavoura de trigoa melhor hora está chegando, quando todo o trabalho e esforço será recompensado, mas alguns cuidados precisam ser tomados para terminar tudo bem. 

Nesse período é preciso evitar chuvas na hora da maturidade fisiológica do trigo, para não minimizar a qualidade do seu cereal. Por isso, esteja atento e antecipe a colheita, desde que a umidade dos grãos esteja próxima de 13%.
Com essas dicas agora você vai poder trabalhar com mais tranquilidade para cuidar da sua plantação. E se quiser mais informações sobre o setor do agronegócio acesse o nosso blog e conheça o calendário do agronegócio brasileiro.

Gostou da Almanza?

Tenha uma assessoria exclusiva
e encontre a melhor solução para
você ou para a sua empresa.

*Campos obrigatórios

Gostou da Almanza?

Tenha uma assessoria exclusiva
e encontre a melhor solução para
você ou para a sua empresa.

*Campos obrigatórios