A Copa colocou o Qatar em evidência para os amantes do futebol ao redor de todo o planeta. E se você adora a seleção e conseguiu se programar para ir até o país para acompanhar o evento, temos uma boa notícia: pode viajar sabendo que estará em um dos países mais seguros do mundo.
O Qatar lidera o ranking dos países mais seguros do Oriente Médio e está no top 23 nessa colocação no Índice Global da Paz, à frente de diversos países da Europa que são sempre procurados por brasileiros para fazer turismo.
Quer saber um pouco mais de como se dá esse índice no país da Copa, suas curiosidades, costumes, pontos turísticos, entre outros assuntos do Qatar? Então continue a leitura deste artigo.
Saiba mais: entenda a importância de ter um seguro de vida
Qatar se destaca no Índice Global da Paz
O Qatar é o primeiro país do Oriente Médio a ter a honra de sediar um evento tão grandioso e importante como a Copa. E essa escolha, provavelmente, teve ligação com a segurança no país.
E a nação se destaca no Índice Global da Paz. Esse instituto foi criado pela revista The Economist, no ano de 2008. A fundação aconteceu em parceria com a Universidade de Sydney, a Universidade de Londres, a Universidade de Uppsala e o Instituto Internacional de Pesquisas pela Paz de Estocolmo.
E para definir quanto um país é seguro ou não, é levado em conta algumas questões que vão de proteção social, taxa de criminalidade, grau de militarização, além de conflitos domésticos e internacionais. E, se levar em consideração a região em que está situado, o Qatar é um paraíso da segurança, diferente dos vizinhos Síria, Iraque, Irã, Israel e Palestina, nações conhecidas por conflitos históricos.
Comparação entre o Qatar e alguns dos destinos prediletos dos brasileiros
Entre as 163 nações listadas no Índice Global da Paz, o Qatar se encontra em 23, se consolidando entre os países mais seguros do mundo.
Os Estados Unidos, local predileto entre o destino dos brasileiros, seja para viver, morar ou passear, está na posição 129º, sendo considerado inseguro pelo instituto.
A Itália, outro país que os brasileiros adoram, está em 32º lugar na lista, quase 10 posições atrás do Qatar. A Inglaterra, outro destino bastante procurado, está em 34º lugar no ranking.
Baixa taxa de homicídios
Outro número levantado na pesquisa é em relação ao número de homicídios. Em 2020 foram apenas 12 casos no Qatar. No Brasil, o número foi superior a 47 mil. A taxa para cada 100 mil foi de 22,45 no Brasil, contra 0,42 no Qatar. Os Estados Unidos registraram 21.570, com uma taxa de 6,52.
Conheça um pouco da história e cultura do Qatar
Agora que sabemos um pouco mais sobre os índices de segurança no país sede da Copa, vamos falar um pouco mais sobre o Qatar como nação.
História do Qatar
A população do Qatar foi formada por tribos nômades beduínas que moravam na península Arábica. A primeira tentativa de transformar o local em um Estado aconteceu no século 19, com a família Al Thani. Entretanto, apenas em 1971 o país se torna independente do Reino Unido e se constitui como uma nação.
Onde está localizado o país?
O Qatar se encontra na Ásia Ocidental, na Península Arábica, e se alarga até o norte do Golfo Pérsico. A nação tem cerca de 160 km de norte a sul e 80 km de leste a oeste. Em sua fronteira estão a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos.
A capital do país e cidade mais importante é Doha, um município costeiro oriental e o maior centro comercial do Qatar. Ali se encontra quase a metade de toda a população da nação.
Costumes e Cultura do Qatar
O país, desde a sua fundação, recebeu um longo processo migratório, de pessoas oriundas de países como Índia, Paquistão, Irã, entre outros. Por esse motivo a influência na cultura do Qatar é alta.
Assim como outros países árabes, a vestimenta é um dos costumes culturais do Qatar. A nação tem tradições islâmicas e é reconhecida pelo modo conservador de se vestir.
Os homens utilizam kandura e ghutra, as populares vestes longas e brancas e uma espécie de lenço na cabeça. Já as mulheres, usam a abaya e sheyla, as vestimentas pretas acompanhadas de um lenço que pode ou não tampar o rosto. Normalmente os visitantes estrangeiros podem utilizar roupas ocidentais, mas é preciso que elas não tenham decotes ou transparência.
Além das vestimentas, outro ponto importante pro turista é entender que no Qatar é proibido o consumo de álcool e a demonstração de afeto em público. Em relação às bebidas alcoólicas, alguns hotéis para estrangeiros têm permissão para servir o visitante.
Importância do Seguro Viagem
Apesar do Qatar ser um país bastante protegido, quando viajamos para um país desconhecido, é importante contar com o apoio de um seguro viagem.
Esse dispositivo garante ao turista que ele tenha amparo e assistência se acontecer algum incidente ao longo do percurso, de acordo com o que foi contratado em apólice.
Fique por dentro: conheça o seguro viagem Almanza e tenha férias tranquilas
Preciso de visto?
O viajante não precisa de visto para entrar no país, mas é preciso ter o passaporte em dia, o seguro viagem obrigatório e comprovante de vacinação internacional completo, incluindo as vacinas contra a covid.
Agora que você está por dentro de como funcionam as coisas no Qatar, pode viajar com tranquilidade se quiser acompanhar a Copa no país. Não se esqueça de torcer muito pelo hexa e continue acompanhando o nosso blog para ter acesso a mais conteúdos informativos relevante