Campanhas dentro de empresas normalmente são ações incorporadas ao cotidiano que ajudam a manter os colaboradores informados sobre um tema específico.
Um bom exemplo são as campanhas de saúde, onde é possível falar de uma maneira ampla sobre o tema bem-estar ou até mesmo escolher um assunto direcionado, como por exemplo, o Outubro Rosa, ou Novembro Azul.
Mas é importante ter em mente, não importa o tipo de ação que será escolhido em sua empresa, é preciso saber que a atividade precisa ser importante para incentivar todos os colaboradores.
E se você deseja saber como criar uma campanha para o seu negócio, quais os principais passos, como escolher o tema, acompanhe o artigo até o fim.
Fique por dentro: 3 ações para controlar a diabetes na sua empresa
Como estruturar campanhas de saúde na sua empresa
Você se lembra que no começo do texto nós citamos campanhas de saúde como um exemplo, não é mesmo? E para dar um contexto mais factível, seguiremos com esse tema para a ação da nossa empresa. Entretanto, seguindo essa estrutura, você pode realizar qualquer tipo de campanha.
6 dicas para organizar uma atividade com os colaboradores da sua companhia:
Tenha um objetivo definido
Qualquer planejamento estratégico tem um objetivo específico pensado pela empresa e campanhas de saúde também seguem essa regra. Saber o propósito ajuda a definir também as atividades e temas que serão abordados.
Para que essa escolha aconteça de maneira correta, é preciso avaliar onde a empresa quer chegar, os objetivos gerais e do departamento de recursos humanos. Você pode se fazer algumas perguntas, como por exemplo:
- Quais são os principais problemas enfrentados pela empresa?
- Qual o perfil demográfico dos colaboradores?
- Quais são os hábitos desses profissionais?
- Quais as métricas de RH estão sendo trabalhadas?
- A empresa promove qualidade de vida para a equipe?
- Quais são as doenças ocupacionais ou crônicas que mais afetam os meus colaboradores?
- Que tema pode ser abordado para incentivar a prevenção?
Com essas questões, pode ficar mais fácil definir um objetivo para campanhas de saúde na empresa.
Escolha um tema
Para determinar o tema da sua campanha, é possível observar o calendário da Organização Mundial da Saúde e analisar em qual mês realizar uma ação específica.
Observe as datas comemorativas e analise qual delas faz sentido para o DNA da empresa, época do ano, ou até mesmo do momento vivido na cidade que a empresa está. Nesse último quesito, entra, por exemplo, uma campanha contra a dengue, uma doença endêmica e sazonal, que apresenta picos em algumas regiões e épocas específicas do ano.
Estabeleça a data ideal para a ação
A definição tem que acontecer em paralelo à escolha do tema. Vamos imaginar que você quer fazer uma campanha do Dia Mundial da Saúde. É preciso que ela seja iniciada na data comemorativa, que é 7 de abril.
Escolher um tema mundial ou mesmo nacional, pode ter um engajamento mais forte dentro da empresa. O mote, provavelmente, estará sendo discutido em campanhas publicitárias e nos noticiários. Falar do assunto do momento ajuda a ampliar o alcance dessa mensagem.
Conquiste parceiros e fornecedores de confiança
Imagine que cenário ruim para a empresa: você divulga 8 atividades ou serviços de saúde diferentes para a sua campanha. Porém, apenas 3 fornecedores cumprem com o acordo e comparecem para o evento.
É bom evitar essa situação, por isso, escolha os parceiros corretos na hora de contratar os serviços que farão parte da campanha. E levando em conta que aqui temos como pauta a saúde, é fundamental que eles tenham padrões elevados de qualidade.
Tenha um calendário de programação
Para evitar que a campanha não atrapalhe na produtividade dos colaboradores, faça com que sua campanha aconteça no decorrer da semana e não somente em um dia.
Por isso, é bom criar um calendário do evento. Nele você pode ter os horários e locais de cada atividade bem definidos. Com isso, os colaboradores podem organizar a agenda para as atrações do dia, sem interferir no trabalho cotidiano.
Um exemplo desse calendário pode ser esse abaixo:
Palestra – Alimentação saudável: entenda sua importância para melhorar a saúde
Quando: Segunda-feira, das 10h às 11h30
Onde: Sala de Reuniões
Nos casos de palestras e rodas de conversa, é importante informar quem conduzirá esses encontros, aumentando a curiosidade e participação dos profissionais da empresa.
É preciso divulgar as campanhas
Não vai valer de nada planejar uma ótima campanha, com atividades que realmente agreguem conhecimento, se os colaboradores não participarem, não é mesmo? Como evitar que isso aconteça? Simples. Crie um plano de divulgação.
É possível usar e-mails, distribuir materiais como panfletos, fixar cartazes e totens pela empresa. Aplicativos de mensagens instantâneas também podem ajudar.
E-mails e WhatsApp – Aqui você pode criar algumas artes que serão encaminhadas para os colaboradores em seus e-mails corporativos e no WhatsApp. O ideal é que sejam 3 disparos.
O primeiro com uma chamada sobre o tema, para criar curiosidade nos colaboradores. Algo como: “Save the date! A Semana da Saúde acontece no dia 12/05/2023.”
Já o segundo pode ser mais informativo, trazendo algumas pequenas informações importantes, sobre as atividades que acontecerão, serviços oferecidos, participantes e a programação completa.
A trilha é encerrada com um último disparo do tipo: “É amanhã! Não fique de fora”. Que pode ser incluída novamente a programação.
Se nem todos os colaboradores possuem um e-mail, nem gostam de aplicativos de mensagem, tudo bem. Invista em cartazes com a programação completa e os locais de cada atividade. Eles devem ficar em locais de grande fluxo.
Saiba mais: gestão de tempo: saiba como administrá-lo melhor
Tenha em mente como utilizar a infraestrutura da empresa para campanhas
Esse é um passo essencial para o sucesso da campanha. É preciso avaliar o espaço físico da empresa, tanto interno como externo, para assim definir quais serão os locais para as atividades.
Você pode pensar da seguinte maneira:
- Palestras podem acontecer em auditórios ou salas amplas de reunião;
- Rodas de conversa também devem acontecer em espaços amplos e com cadeira para todos os participantes;
- Criação de estandes para os profissionais orientar os colaboradores e tirar dúvidas de um tema específico da saúde;
- Serviço de saúde pessoal: escolha espaços reservados, onde as equipes possam realizar coletas de amostras para exames, aferição de pressão, quick massage, etc;
- Sessões com exercícios laborais, entre outros.
Porém, não se esqueça que corredores e locais de acesso, como escadas, entradas de elevadores ou escadas, devem estar desocupados.
Esse conteúdo foi relevante? Está pronto para tocar uma campanha que vai ser benéfica para todos os colaboradores? Aproveite para continuar acompanhando o blog da Almanza. Toda semana tem um conteúdo novo para a sua leitura.